INSTITUCIONAL

“Que círculos vagarosos na lagoa em que uma asa gratuita roçou”
Mario de Andrade, Girassol da MadrugadaUma intervenção, trabalhando dentro da escala dos edifícios existentes. Dialogamos de maneira harmônica com as formas de Niemeyer. Usamos apenas formas puras, o retângulo, o círculo ou o retângulo puro e que se encontram transformando a forma (edifícios verticais).
Edificamos pouco sobre o solo e criamos um grande parque de acontecimentos e atividades para o projeto.
Na face da rua, um edifício linear, dialoga com o edifício existente ao lado, criando um” traço” para a rua.
N ultrapassamos, os 4.80m de altura máxima, esta é a medida máxima dos edifícios existentes, a exceção são duas formas no fim do lote, quebrando a monotonia
Não fizemos grandes modificações nos edifícios existentes, respeitamos o legado do mestre. Uma das elevações do antigo bombeiro, receberá portas de vidro.
O material proposto, não briga com o projeto original, concreto, vidro e chapas de aço perfurado, nos acessos para os círculos, uma referência à mesquita Al- Boutarsi e a arquitetura libanesa, propusemos vidro coloridos como da mesquita.
Os círculos na implantação criam um desenho contemporâneo, um ponto de ruptura e contraste a obra existente.

“Poema é coisa que se vê,
Coisa presente no espaço,
Como se vê uma escultura de Weissman,
Como o quadrado não pode ser ouvido.”
João Cabral de Melo NetoA arquitetura deve representar seu local, sua cultura e sua era, materializando os costumes do povo presente
Arquitetura da terra, de barro, de argila, nossa proposta consiste em usar a própria matéria – prima local, o tijolo de barro.
O projeto foi pensado usando a topografia local, o quadrado é o ator principal na implantação, onde eles se desenham e conectam – se através dos níveis., procurou implantar a escola e demais abrigos, desviando das árvores existentes.
Um platô principal, uma praça platô, como uma superfície de atividades e acontecimentos, no que chamamos, nível 0.00m do projeto, abriga as atividades da escola, salas de aula, sala multiuso, praças para recreação, descanso e aulas ao ar livre, graças ao desnível da área, os laboratórios, administração e depósitos foram pensado um nível abaixo deste platô, na cota -4.00m do projeto, ainda abaixo do platô principal a moradia para professores nas cotas -.075m e – 1.75m. Acima do platô a moradia dos estudantes na cota + 2.00m.
A área para agricultura se espalha pelo lote e junto à área dos animais contempla um edifício de apoio (acrescentamos este ao programa para separar as sementes, mudas e etc, do depósito escolar), este edifício foi pensado de forma bem aberta e ampla.
A técnica construtiva empregada do tijolo de barro, concreto e estrutura metálica na cobertura, foi pensando cintas de concretos na base das edificações e uma viga na parte de cima das paredes, para a estrutura, na habitação dos professores devido às aberturas intercaladas, no topo das paredes das habitações, foi preciso pensar em pilares de concretos nas extremidades. Soltamos a cobertura do corpo das edificações, criando uma volumetria interessante e com o uso de poder abrigar entre a laje a cobertura metálica, os tanques de água pedidos no edital, nas coberturas pensa -se no uso de placas fotovoltaicas para gerar energia para todo o projeto.
A sala multiuso pensamos de forma diferente, aberta e integrada às praças e o platô, podendo reunir um número incontável de pessoas, o edifício foi pensado em dois quadrados, um menor, dentro de uma cobertura mais alta, este quadrado está rotacionado 13º do eixo de todo o projeto e consequentemente da cobertura e que dialogando com pilares metálicos levemente inclinado, cria uma volumetria única. Esta caixa rotacionada foi toda pensada(piso paredes e laje) em concreto e cacos de tijolo.
O dormitório para estudantes flutua sobre o terreno com um pátio no meio e pilares estruturando toda a intervenção
O edifício apoio da agricultura e animais, tem uma estrutura de concreto como se fossem pórticos, e estruturam as lajes que foram pensadas em concreto e cacos de tijolo, algumas paredes e aberturas intercaladas, completam o projeto.
Na moradia dos professores com medidas de 7.50 x7.50m, cada unidade habitacional contempla um platô aberto com um banco e uma árvore, como se fossem pequenas praças particulares.
Conforme o concurso, a princípio serão construídos quatros salas de aulas, para as demais salas , a estrutura já estará preparada no platô.
Cores foram pensadas nos brises e nas venezianas das portas e janelas das edificações, trazendo ainda mais vida ao projeto.

“A terra basta onde o caminho para”
José Saramago“Os cacos em si, não tem beleza alguma. Mas se um artista os ajuntar em uma visão de beleza, eles se transformam em uma obra de arte.”
Rubem Alves“Treme em luz a água”
Fernando Pessoa
A partir de uma encomenda para uma capela, próximo à cidade de cunha. Na montanha toda, faz – se o sítio para o projeto. Sobre a topografia natural da montanha, um caminho surge. Dois muros de pedra dialogam entre si e tomam -se como referência para o acesso ao projeto, que se completa ao cume do monte.
Ao longo do percurso a natureza exuberante se faz presente. A meio caminho, a cruz, símbolo maior repousa sobre o espelho d’ água e se comunica com as demais formas e o lugar. Mais adiante, próximo ao topo, um volume elíptico brota da terra. A capela é tomada pelo percurso, integrando – se as suas formas e curvas. Um edifício semi – aberto, onde dentro e fora se misturam, passa – se do exterior ao interior em descontinuidade. O edifício é volume único e todo fechado, um momento de introspecção e olhar interior, reflexão.
A natureza que sempre nos sustentou, encontra aqui, no projeto uma possibilidade de criar uma atmosfera mística. A luz do sol inunda o interior do ambiente, se funde em contato com a água e a pedra – a água elemento purificador. A parede de pedra e concreto que envolvi a si mesma e ao ambiente, dando contorno.
A laje pouco toca a parede ao longo da edificação, por onde entra a luz. Como se projetada pela abertura e sua luz superior, caminha o espelho d’ água.
A capela, um volume sem aberturas, exceto um.
Um abrigo à imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Construtivamente, a parede de pedra e concreto auto – portante, que envolve o edifício, sustenta a laje, auxiliados pelas vigas de concreto.
O percurso se completa junto a um mirante, de onde tem a vista da paisagem, a cruz. Um espaço distinto da capela, porém que a completa. A cruz, a capela e o mirante posicionam – se de forma a criar um novo ambiente para o complexo todo, uma nova escala se forma, agora aberta, a praça e a natureza no projeto como um todo, um novo ambiente para cultos à céu aberto.
Um banco esta localizado de forma intencional, direcionado a cruz.
A capela como um conjunto de elementos orgânicos e racionais, abertos, semi – abertos, cobertos, dispostos ao longo da montanha que se dão a natureza do entorno e ao percurso e sua intenção de chegar ao cume do monte.
Uma manta de cacos de pedra, cobri toda a topografia do percurso proposto.

Num terreno quase devastado
a construção de uma escola
a escolha do lugar próxima ao parque
a via um calçadão
opta se por dialogar com o plano diretor
de Chrstchucrh…Nova Zelândia
os parques de bolso e novas rotas meandram a quadra
pensa – se na implantação da escola de forma a dar um primeiro
passo a essa possibilidade
num segundo passo a inclusão é total…
edifícios residenciais e um comercial tomam a quadra
todos de mesmo gabarito 15 metros 5 pavimentos…
…e uma praça integra ao parque
quanto a escola um grande vazio organiza o espaço e orienta a escola
toda aberta a ele…
a rampa um circuito de dentro para fora de fora para dentro caminha – se como em continuidade
no vidro pensado a cidade a total integração da cidade e escola
a biblioteca no mezanino e cocção
um piso de sala de aula dois de atelieres no terraço arvores
aulas ao ar livre.

O projeto foi pensado a partir de um eixo de circulação central que toma todo o
lote, ligando todos os edifícios, esta também é uma forma de ligar a rua
principal na frente do lote, a rua a ser construída na parte posterior.
No projeto não há alteração na topografia do lote, apenas a correção quanto a
inclinação do terreno, os edifícios estão soltos no ar e não tocam o terreno,
apenas a circulação repousa no lote.
Neste projeto, edifícios e praças se misturam criando um grande convívio. O
projeto é um sistema de espaços abertos e fechados, espaços cobertos e ao ar
livre.
Pensa – se o projeto como uma forma total de socialização dos ocupantes.
Quanto ao programa o primeiro edifício que surge é da clínica, sobre ele a
cafeteria, auditório que cria um volume de destaque na obra e demais usos.
O segundo edifício é a companhia de suplemento dental e por fim mais alto, os
dormitórios.
Todos os edifícios são vedados por blocos de cerâmicas vazados, criando
panos nos edifícios, esses blocos são de vários tipos, todos eles colocados de
forma aleatória, cria –se um mosaico de luz no interior dos edifícios, devido aos
furos diversos.
Diversos pilares esbeltos, inclinados e colocados de forma aleatória, junto a
dois pilares em X, evidenciam, a intenção plástica da forma.
O projeto minimalista, não apenas pela sua forma mas também porque usa
apenas 3 materiais o concreto, o bloco cerâmico e o vidro.
Um sistema de trilhos com uso de um funicular, foi pensado par auxiliar na
locomoção dos ocupantes para acesso aos edifícios e praças e também para
pessoas especiais. Este se encontra junto a escada principal no eixo de
circulação do projeto.
Por fim além das praças convívios no terraço do edifícios 1 e no pátio dos
dormitórios foram pensados.

Institucional

Centro de Inovação e Conhecimento do Líbano

“Que círculos vagarosos na lagoa em que uma asa gratuita roçou”
Mario de Andrade, Girassol da Madrugada

Uma intervenção, trabalhando dentro da escala dos edifícios existentes. Dialogamos de maneira harmônica com as formas de Niemeyer. Usamos apenas formas puras, o retângulo, o círculo ou o retângulo puro e que se encontram transformando a forma (edifícios verticais).
Edificamos pouco sobre o solo e criamos um grande parque de acontecimentos e atividades para o projeto.
Na face da rua, um edifício linear, dialoga com o edifício existente ao lado, criando um” traço” para a rua.
N ultrapassamos, os 4.80m de altura máxima, esta é a medida máxima dos edifícios existentes, a exceção são duas formas no fim do lote, quebrando a monotonia
Não fizemos grandes modificações nos edifícios existentes, respeitamos o legado do mestre. Uma das elevações do antigo bombeiro, receberá portas de vidro.
O material proposto, não briga com o projeto original, concreto, vidro e chapas de aço perfurado, nos acessos para os círculos, uma referência à mesquita Al- Boutarsi e a arquitetura libanesa, propusemos vidro coloridos como da mesquita.
Os círculos na implantação criam um desenho contemporâneo, um ponto de ruptura e contraste a obra existente.

Escola de Malawi

“Poema é coisa que se vê,
Coisa presente no espaço,
Como se vê uma escultura de Weissman,
Como o quadrado não pode ser ouvido.”
João Cabral de Melo Neto

A arquitetura deve representar seu local, sua cultura e sua era, materializando os costumes do povo presente
Arquitetura da terra, de barro, de argila, nossa proposta consiste em usar a própria matéria – prima local, o tijolo de barro.
O projeto foi pensado usando a topografia local, o quadrado é o ator principal na implantação, onde eles se desenham e conectam – se através dos níveis., procurou implantar a escola e demais abrigos, desviando das árvores existentes.
Um platô principal, uma praça platô, como uma superfície de atividades e acontecimentos, no que chamamos, nível 0.00m do projeto, abriga as atividades da escola, salas de aula, sala multiuso, praças para recreação, descanso e aulas ao ar livre, graças ao desnível da área, os laboratórios, administração e depósitos foram pensado um nível abaixo deste platô, na cota -4.00m do projeto, ainda abaixo do platô principal a moradia para professores nas cotas -.075m e – 1.75m. Acima do platô a moradia dos estudantes na cota + 2.00m.
A área para agricultura se espalha pelo lote e junto à área dos animais contempla um edifício de apoio (acrescentamos este ao programa para separar as sementes, mudas e etc, do depósito escolar), este edifício foi pensado de forma bem aberta e ampla.
A técnica construtiva empregada do tijolo de barro, concreto e estrutura metálica na cobertura, foi pensando cintas de concretos na base das edificações e uma viga na parte de cima das paredes, para a estrutura, na habitação dos professores devido às aberturas intercaladas, no topo das paredes das habitações, foi preciso pensar em pilares de concretos nas extremidades. Soltamos a cobertura do corpo das edificações, criando uma volumetria interessante e com o uso de poder abrigar entre a laje a cobertura metálica, os tanques de água pedidos no edital, nas coberturas pensa -se no uso de placas fotovoltaicas para gerar energia para todo o projeto.
A sala multiuso pensamos de forma diferente, aberta e integrada às praças e o platô, podendo reunir um número incontável de pessoas, o edifício foi pensado em dois quadrados, um menor, dentro de uma cobertura mais alta, este quadrado está rotacionado 13º do eixo de todo o projeto e consequentemente da cobertura e que dialogando com pilares metálicos levemente inclinado, cria uma volumetria única. Esta caixa rotacionada foi toda pensada(piso paredes e laje) em concreto e cacos de tijolo.
O dormitório para estudantes flutua sobre o terreno com um pátio no meio e pilares estruturando toda a intervenção
O edifício apoio da agricultura e animais, tem uma estrutura de concreto como se fossem pórticos, e estruturam as lajes que foram pensadas em concreto e cacos de tijolo, algumas paredes e aberturas intercaladas, completam o projeto.
Na moradia dos professores com medidas de 7.50 x7.50m, cada unidade habitacional contempla um platô aberto com um banco e uma árvore, como se fossem pequenas praças particulares.
Conforme o concurso, a princípio serão construídos quatros salas de aulas, para as demais salas , a estrutura já estará preparada no platô.
Cores foram pensadas nos brises e nas venezianas das portas e janelas das edificações, trazendo ainda mais vida ao projeto.

Um caminho ao cume da montanha

“A terra basta onde o caminho para”
José Saramago

“Os cacos em si, não tem beleza alguma. Mas se um artista os ajuntar em uma visão de beleza, eles se transformam em uma obra de arte.”
Rubem Alves

“Treme em luz a água”
Fernando Pessoa
A partir de uma encomenda para uma capela, próximo à cidade de cunha. Na montanha toda, faz – se o sítio para o projeto. Sobre a topografia natural da montanha, um caminho surge. Dois muros de pedra dialogam entre si e tomam -se como referência para o acesso ao projeto, que se completa ao cume do monte.
Ao longo do percurso a natureza exuberante se faz presente. A meio caminho, a cruz, símbolo maior repousa sobre o espelho d’ água e se comunica com as demais formas e o lugar. Mais adiante, próximo ao topo, um volume elíptico brota da terra. A capela é tomada pelo percurso, integrando – se as suas formas e curvas. Um edifício semi – aberto, onde dentro e fora se misturam, passa – se do exterior ao interior em descontinuidade. O edifício é volume único e todo fechado, um momento de introspecção e olhar interior, reflexão.
A natureza que sempre nos sustentou, encontra aqui, no projeto uma possibilidade de criar uma atmosfera mística. A luz do sol inunda o interior do ambiente, se funde em contato com a água e a pedra – a água elemento purificador. A parede de pedra e concreto que envolvi a si mesma e ao ambiente, dando contorno.
A laje pouco toca a parede ao longo da edificação, por onde entra a luz. Como se projetada pela abertura e sua luz superior, caminha o espelho d’ água.
A capela, um volume sem aberturas, exceto um.
Um abrigo à imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Construtivamente, a parede de pedra e concreto auto – portante, que envolve o edifício, sustenta a laje, auxiliados pelas vigas de concreto.
O percurso se completa junto a um mirante, de onde tem a vista da paisagem, a cruz. Um espaço distinto da capela, porém que a completa. A cruz, a capela e o mirante posicionam – se de forma a criar um novo ambiente para o complexo todo, uma nova escala se forma, agora aberta, a praça e a natureza no projeto como um todo, um novo ambiente para cultos à céu aberto.
Um banco esta localizado de forma intencional, direcionado a cruz.
A capela como um conjunto de elementos orgânicos e racionais, abertos, semi – abertos, cobertos, dispostos ao longo da montanha que se dão a natureza do entorno e ao percurso e sua intenção de chegar ao cume do monte.
Uma manta de cacos de pedra, cobri toda a topografia do percurso proposto.

Unlimited Campus Escola em Chirstchurch, Nova Zelandia

Num terreno quase devastado
a construção de uma escola
a escolha do lugar próxima ao parque
a via um calçadão
opta se por dialogar com o plano diretor
de Chrstchucrh…Nova Zelândia
os parques de bolso e novas rotas meandram a quadra
pensa – se na implantação da escola de forma a dar um primeiro
passo a essa possibilidade
num segundo passo a inclusão é total…
edifícios residenciais e um comercial tomam a quadra
todos de mesmo gabarito 15 metros 5 pavimentos…
…e uma praça integra ao parque
quanto a escola um grande vazio organiza o espaço e orienta a escola
toda aberta a ele…
a rampa um circuito de dentro para fora de fora para dentro caminha – se como em continuidade
no vidro pensado a cidade a total integração da cidade e escola
a biblioteca no mezanino e cocção
um piso de sala de aula dois de atelieres no terraço arvores
aulas ao ar livre.