{"id":556,"date":"2013-12-16T13:37:27","date_gmt":"2013-12-16T13:37:27","guid":{"rendered":"http:\/\/www.amazingbox.com.br\/aprovacao\/leonardobachiega\/?page_id=556"},"modified":"2021-02-11T10:17:40","modified_gmt":"2021-02-11T13:17:40","slug":"institucional","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/www.leonardobachiega.com.br\/institucional\/","title":{"rendered":"Institucional"},"content":{"rendered":"
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INSTITUCIONAL<\/h2>\n<\/p><\/div>\n<\/p><\/div>\n
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<\/i>Centro de Inova\u00e7\u00e3o e conhecimento do L\u00edbano<\/span><\/i><\/div>\n
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\u201cQue c\u00edrculos vagarosos na lagoa em que uma asa gratuita ro\u00e7ou\u201d
\nMario de Andrade, Girassol da MadrugadaUma interven\u00e7\u00e3o, trabalhando dentro da escala dos edif\u00edcios existentes. Dialogamos de maneira harm\u00f4nica com as formas de Niemeyer. Usamos apenas formas puras, o ret\u00e2ngulo, o c\u00edrculo ou o ret\u00e2ngulo puro e que se encontram transformando a forma (edif\u00edcios verticais).
\nEdificamos pouco sobre o solo e criamos um grande parque de acontecimentos e atividades para o projeto.
\nNa face da rua, um edif\u00edcio linear, dialoga com o edif\u00edcio existente ao lado, criando um\u201d tra\u00e7o\u201d para a rua.
\nN ultrapassamos, os 4.80m de altura m\u00e1xima, esta \u00e9 a medida m\u00e1xima dos edif\u00edcios existentes, a exce\u00e7\u00e3o s\u00e3o duas formas no fim do lote, quebrando a monotonia
\nN\u00e3o fizemos grandes modifica\u00e7\u00f5es nos edif\u00edcios existentes, respeitamos o legado do mestre. Uma das eleva\u00e7\u00f5es do antigo bombeiro, receber\u00e1 portas de vidro.
\nO material proposto, n\u00e3o briga com o projeto original, concreto, vidro e chapas de a\u00e7o perfurado, nos acessos para os c\u00edrculos, uma refer\u00eancia \u00e0 mesquita Al- Boutarsi e a arquitetura libanesa, propusemos vidro coloridos como da mesquita.
\nOs c\u00edrculos na implanta\u00e7\u00e3o criam um desenho contempor\u00e2neo, um ponto de ruptura e contraste a obra existente.<\/p>\n<\/p>\n<\/div><\/div>\n

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<\/i>Escola de Malawi<\/span><\/i><\/div>\n
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\u201cPoema \u00e9 coisa que se v\u00ea,
\nCoisa presente no espa\u00e7o,
\nComo se v\u00ea uma escultura de Weissman,
\nComo o quadrado n\u00e3o pode ser ouvido.\u201d
\nJo\u00e3o Cabral de Melo NetoA arquitetura deve representar seu local, sua cultura e sua era, materializando os costumes do povo presente
\nArquitetura da terra, de barro, de argila, nossa proposta consiste em usar a pr\u00f3pria mat\u00e9ria \u2013 prima local, o tijolo de barro.
\nO projeto foi pensado usando a topografia local, o quadrado \u00e9 o ator principal na implanta\u00e7\u00e3o, onde eles se desenham e conectam \u2013 se atrav\u00e9s dos n\u00edveis., procurou implantar a escola e demais abrigos, desviando das \u00e1rvores existentes.
\nUm plat\u00f4 principal, uma pra\u00e7a plat\u00f4, como uma superf\u00edcie de atividades e acontecimentos, no que chamamos, n\u00edvel 0.00m do projeto, abriga as atividades da escola, salas de aula, sala multiuso, pra\u00e7as para recrea\u00e7\u00e3o, descanso e aulas ao ar livre, gra\u00e7as ao desn\u00edvel da \u00e1rea, os laborat\u00f3rios, administra\u00e7\u00e3o e dep\u00f3sitos foram pensado um n\u00edvel abaixo deste plat\u00f4, na cota -4.00m do projeto, ainda abaixo do plat\u00f4 principal a moradia para professores nas cotas -.075m e \u2013 1.75m. Acima do plat\u00f4 a moradia dos estudantes na cota + 2.00m.
\nA \u00e1rea para agricultura se espalha pelo lote e junto \u00e0 \u00e1rea dos animais contempla um edif\u00edcio de apoio (acrescentamos este ao programa para separar as sementes, mudas e etc, do dep\u00f3sito escolar), este edif\u00edcio foi pensado de forma bem aberta e ampla.
\nA t\u00e9cnica construtiva empregada do tijolo de barro, concreto e estrutura met\u00e1lica na cobertura, foi pensando cintas de concretos na base das edifica\u00e7\u00f5es e uma viga na parte de cima das paredes, para a estrutura, na habita\u00e7\u00e3o dos professores devido \u00e0s aberturas intercaladas, no topo das paredes das habita\u00e7\u00f5es, foi preciso pensar em pilares de concretos nas extremidades. Soltamos a cobertura do corpo das edifica\u00e7\u00f5es, criando uma volumetria interessante e com o uso de poder abrigar entre a laje a cobertura met\u00e1lica, os tanques de \u00e1gua pedidos no edital, nas coberturas pensa -se no uso de placas fotovoltaicas para gerar energia para todo o projeto.
\nA sala multiuso pensamos de forma diferente, aberta e integrada \u00e0s pra\u00e7as e o plat\u00f4, podendo reunir um n\u00famero incont\u00e1vel de pessoas, o edif\u00edcio foi pensado em dois quadrados, um menor, dentro de uma cobertura mais alta, este quadrado est\u00e1 rotacionado 13\u00ba do eixo de todo o projeto e consequentemente da cobertura e que dialogando com pilares met\u00e1licos levemente inclinado, cria uma volumetria \u00fanica. Esta caixa rotacionada foi toda pensada(piso paredes e laje) em concreto e cacos de tijolo.
\nO dormit\u00f3rio para estudantes flutua sobre o terreno com um p\u00e1tio no meio e pilares estruturando toda a interven\u00e7\u00e3o
\nO edif\u00edcio apoio da agricultura e animais, tem uma estrutura de concreto como se fossem p\u00f3rticos, e estruturam as lajes que foram pensadas em concreto e cacos de tijolo, algumas paredes e aberturas intercaladas, completam o projeto.
\nNa moradia dos professores com medidas de 7.50 x7.50m, cada unidade habitacional contempla um plat\u00f4 aberto com um banco e uma \u00e1rvore, como se fossem pequenas pra\u00e7as particulares.
\nConforme o concurso, a princ\u00edpio ser\u00e3o constru\u00eddos quatros salas de aulas, para as demais salas , a estrutura j\u00e1 estar\u00e1 preparada no plat\u00f4.
\nCores foram pensadas nos brises e nas venezianas das portas e janelas das edifica\u00e7\u00f5es, trazendo ainda mais vida ao projeto.<\/p>\n<\/p>\n<\/div><\/div>\n

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<\/i>Um caminho ao cume da montanha<\/span><\/i><\/div>\n
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\u201cA terra basta onde o caminho para\u201d
\nJos\u00e9 Saramago\u201cOs cacos em si, n\u00e3o tem beleza alguma. Mas se um artista os ajuntar em uma vis\u00e3o de beleza, eles se transformam em uma obra de arte.\u201d
\nRubem Alves\u201cTreme em luz a \u00e1gua\u201d
\nFernando Pessoa
\nA partir de uma encomenda para uma capela, pr\u00f3ximo \u00e0 cidade de cunha. Na montanha toda, faz \u2013 se o s\u00edtio para o projeto. Sobre a topografia natural da montanha, um caminho surge. Dois muros de pedra dialogam entre si e tomam -se como refer\u00eancia para o acesso ao projeto, que se completa ao cume do monte.
\nAo longo do percurso a natureza exuberante se faz presente. A meio caminho, a cruz, s\u00edmbolo maior repousa sobre o espelho d\u2019 \u00e1gua e se comunica com as demais formas e o lugar. Mais adiante, pr\u00f3ximo ao topo, um volume el\u00edptico brota da terra. A capela \u00e9 tomada pelo percurso, integrando \u2013 se as suas formas e curvas. Um edif\u00edcio semi \u2013 aberto, onde dentro e fora se misturam, passa \u2013 se do exterior ao interior em descontinuidade. O edif\u00edcio \u00e9 volume \u00fanico e todo fechado, um momento de introspec\u00e7\u00e3o e olhar interior, reflex\u00e3o.
\nA natureza que sempre nos sustentou, encontra aqui, no projeto uma possibilidade de criar uma atmosfera m\u00edstica. A luz do sol inunda o interior do ambiente, se funde em contato com a \u00e1gua e a pedra \u2013 a \u00e1gua elemento purificador. A parede de pedra e concreto que envolvi a si mesma e ao ambiente, dando contorno.
\nA laje pouco toca a parede ao longo da edifica\u00e7\u00e3o, por onde entra a luz. Como se projetada pela abertura e sua luz superior, caminha o espelho d\u2019 \u00e1gua.
\nA capela, um volume sem aberturas, exceto um.
\nUm abrigo \u00e0 imagem de Nossa Senhora Aparecida.
\nConstrutivamente, a parede de pedra e concreto auto \u2013 portante, que envolve o edif\u00edcio, sustenta a laje, auxiliados pelas vigas de concreto.
\nO percurso se completa junto a um mirante, de onde tem a vista da paisagem, a cruz. Um espa\u00e7o distinto da capela, por\u00e9m que a completa. A cruz, a capela e o mirante posicionam \u2013 se de forma a criar um novo ambiente para o complexo todo, uma nova escala se forma, agora aberta, a pra\u00e7a e a natureza no projeto como um todo, um novo ambiente para cultos \u00e0 c\u00e9u aberto.
\nUm banco esta localizado de forma intencional, direcionado a cruz.
\nA capela como um conjunto de elementos org\u00e2nicos e racionais, abertos, semi \u2013 abertos, cobertos, dispostos ao longo da montanha que se d\u00e3o a natureza do entorno e ao percurso e sua inten\u00e7\u00e3o de chegar ao cume do monte.
\nUma manta de cacos de pedra, cobri toda a topografia do percurso proposto.<\/p>\n<\/p>\n<\/div><\/div>\n

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<\/i>Unlimited Campus Escola em Chirstchurch, Nova Zelandia<\/span><\/i><\/div>\n
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Num terreno quase devastado
\na constru\u00e7\u00e3o de uma escola
\na escolha do lugar pr\u00f3xima ao parque
\na via um cal\u00e7ad\u00e3o
\nopta se por dialogar com o plano diretor
\nde Chrstchucrh\u2026Nova Zel\u00e2ndia
\nos parques de bolso e novas rotas meandram a quadra
\npensa \u2013 se na implanta\u00e7\u00e3o da escola de forma a dar um primeiro
\npasso a essa possibilidade
\nnum segundo passo a inclus\u00e3o \u00e9 total\u2026
\nedif\u00edcios residenciais e um comercial tomam a quadra
\ntodos de mesmo gabarito 15 metros 5 pavimentos\u2026
\n\u2026e uma pra\u00e7a integra ao parque
\nquanto a escola um grande vazio organiza o espa\u00e7o e orienta a escola
\ntoda aberta a ele\u2026
\na rampa um circuito de dentro para fora de fora para dentro caminha \u2013 se como em continuidade
\nno vidro pensado a cidade a total integra\u00e7\u00e3o da cidade e escola
\na biblioteca no mezanino e coc\u00e7\u00e3o
\num piso de sala de aula dois de atelieres no terra\u00e7o arvores
\naulas ao ar livre.<\/p>\n<\/p>\n<\/div><\/div>\n

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<\/i>Clinica e Instituto de Odontologia<\/span><\/i><\/div>\n
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O projeto foi pensado a partir de um eixo de circula\u00e7\u00e3o central que toma todo o
\nlote, ligando todos os edif\u00edcios, esta tamb\u00e9m \u00e9 uma forma de ligar a rua
\nprincipal na frente do lote, a rua a ser constru\u00edda na parte posterior.
\nNo projeto n\u00e3o h\u00e1 altera\u00e7\u00e3o na topografia do lote, apenas a corre\u00e7\u00e3o quanto a
\ninclina\u00e7\u00e3o do terreno, os edif\u00edcios est\u00e3o soltos no ar e n\u00e3o tocam o terreno,
\napenas a circula\u00e7\u00e3o repousa no lote.
\nNeste projeto, edif\u00edcios e pra\u00e7as se misturam criando um grande conv\u00edvio. O
\nprojeto \u00e9 um sistema de espa\u00e7os abertos e fechados, espa\u00e7os cobertos e ao ar
\nlivre.
\nPensa \u2013 se o projeto como uma forma total de socializa\u00e7\u00e3o dos ocupantes.
\nQuanto ao programa o primeiro edif\u00edcio que surge \u00e9 da cl\u00ednica, sobre ele a
\ncafeteria, audit\u00f3rio que cria um volume de destaque na obra e demais usos.
\nO segundo edif\u00edcio \u00e9 a companhia de suplemento dental e por fim mais alto, os
\ndormit\u00f3rios.
\nTodos os edif\u00edcios s\u00e3o vedados por blocos de cer\u00e2micas vazados, criando
\npanos nos edif\u00edcios, esses blocos s\u00e3o de v\u00e1rios tipos, todos eles colocados de
\nforma aleat\u00f3ria, cria \u2013se um mosaico de luz no interior dos edif\u00edcios, devido aos
\nfuros diversos.
\nDiversos pilares esbeltos, inclinados e colocados de forma aleat\u00f3ria, junto a
\ndois pilares em X, evidenciam, a inten\u00e7\u00e3o pl\u00e1stica da forma.
\nO projeto minimalista, n\u00e3o apenas pela sua forma mas tamb\u00e9m porque usa
\napenas 3 materiais o concreto, o bloco cer\u00e2mico e o vidro.
\nUm sistema de trilhos com uso de um funicular, foi pensado par auxiliar na
\nlocomo\u00e7\u00e3o dos ocupantes para acesso aos edif\u00edcios e pra\u00e7as e tamb\u00e9m para
\npessoas especiais. Este se encontra junto a escada principal no eixo de
\ncircula\u00e7\u00e3o do projeto.
\nPor fim al\u00e9m das pra\u00e7as conv\u00edvios no terra\u00e7o do edif\u00edcios 1 e no p\u00e1tio dos
\ndormit\u00f3rios foram pensados.<\/p>\n<\/p>\n<\/div><\/div>\n<\/div><\/div>\n<\/p><\/div>\n

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Institucional<\/h3>\n<\/p>\n
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Centro de Inova\u00e7\u00e3o e Conhecimento do L\u00edbano<\/div>\n
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“Que c\u00edrculos vagarosos na lagoa em que uma asa gratuita ro\u00e7ou”
Mario de Andrade, Girassol da Madrugada<\/p>\n

Uma interven\u00e7\u00e3o, trabalhando dentro da escala dos edif\u00edcios existentes. Dialogamos de maneira harm\u00f4nica com as formas de Niemeyer. Usamos apenas formas puras, o ret\u00e2ngulo, o c\u00edrculo ou o ret\u00e2ngulo puro e que se encontram transformando a forma (edif\u00edcios verticais).
Edificamos pouco sobre o solo e criamos um grande parque de acontecimentos e atividades para o projeto.
Na face da rua, um edif\u00edcio linear, dialoga com o edif\u00edcio existente ao lado, criando um\u201d tra\u00e7o\u201d para a rua.
N ultrapassamos, os 4.80m de altura m\u00e1xima, esta \u00e9 a medida m\u00e1xima dos edif\u00edcios existentes, a exce\u00e7\u00e3o s\u00e3o duas formas no fim do lote, quebrando a monotonia
N\u00e3o fizemos grandes modifica\u00e7\u00f5es nos edif\u00edcios existentes, respeitamos o legado do mestre. Uma das eleva\u00e7\u00f5es do antigo bombeiro, receber\u00e1 portas de vidro.
O material proposto, n\u00e3o briga com o projeto original, concreto, vidro e chapas de a\u00e7o perfurado, nos acessos para os c\u00edrculos, uma refer\u00eancia \u00e0 mesquita Al- Boutarsi e a arquitetura libanesa, propusemos vidro coloridos como da mesquita.
Os c\u00edrculos na implanta\u00e7\u00e3o criam um desenho contempor\u00e2neo, um ponto de ruptura e contraste a obra existente.<\/p>\n